Foi um prazer!

Fui convidado pelo Action Team para fazer de guia no seu passeio ao Alto Alentejo em Abril de 2007. Com uma moto cedida pela Yamaha, que apesar de nada ter de turistica se revelou um meio de transporte divertido. E foi assim:

Após a recepção dos participantes nas Portas do Sol em Santarém teve lugar o Briefing da ordem, com algumas indicações fundamentais ao bom desenrolar do programa. O tempo estava do lado dos viajantes que foram brindados com sol e temperaturas ideais para a prática do Mototurismo. Equipamentos postos e motores ronronantes, lá foi o grupo de 15 motos e 27 pessoas a caminho das delicias do Alto Alentejo. Com o almoço de Alter do Chão em vista, os quilómetros passaram agradavelmente. Uma breve paragem em Mora para controle de fluidos das máquinas e das gentes, uma outra para se poder “lavar a vista” com as águas da Barragem do Maranhão e actualizar o “GPS” de acordo com a disponibilidade de tempo, e eis que a Cidade dos Puro-Sangue Lusitanos nos acolhe para um repasto típico. A visita à Coudelaria de Alter era o prato forte do dia, e como alguém dizia, “é preciso gostar muito de cavalos para se lhes suportar o cheiro”. Belos exemplares equídeos, belos Falcões, óptimas instalações fazem jus à fama alcançada por esta entidade de referência a nível mundial. Pena que o atendimento e a forma pouco polida com que nos despacharam não estivesse à altura desses pergaminhos.

Hora de mais uma “voltinha de moto” e lá vai o grupo a caminho de um dos ex-libris Hoteleiros da zona, a bela Pousada da Flor da Rosa, no Crato.
Café e imperial a preços “acessíveis” serviram de pretexto para apreciar a bela edificação onde se consegue respirar, em cada recanto, todo o misticismo medieval existente, uma vez que o antigo Convento-Sede do Prior do Crato pertenceu à Ordem Religiosa-Militar de Malta. Tendo já sido um castelo, um convento e um paço ducal, construídos em tempos diferentes, deram origem a uma eclética obra de arquitectura com uma harmonia de rara beleza. A Pousada Flor da Rosa soube potenciar as características mais genuínas do monumento e evidenciá-las com uma intervenção arquitectónica moderna, mas que respeitou integralmente as suas origens. Com o final do dia a aproximar-se foi hora de partir para o ultimo destino do dia: O Hotel Rural da Lameira.

Não há muito a dizer sobre as instalações, nem sobre a vista, nem sobre a comida, nem sobre o serviço que nos foi prestado. Basta dizer que tudo foi EXCELENTE.
De tal maneira que foi com pena que no dia seguinte, depois de uma noite mergulhado no silêncio do Alentejo profundo, o grupo se reuniu para partir.
A viagem começou por umas estradas deliciosas e perfumadas pelas primaveris flores selvagens que bordejavam o trajecto, e assim que se reabasteceram as montadas o grupo dirigiu-se o mais depressa que a lei permitia para Castelo de Vide, onde o gabinete de Turismo nos esperava para uma visita guiada. Com as “meninas” estacionadas em frente à Igreja de Santa Maria da Devesa (igreja Matriz), iniciou-se o passeio pedestre à parte velha da vila, ao Castelo, à Judiaria e uma visita à bonita igreja da nossa senhora da Alegria. De volta em cima das duas rodas, fez-se uma rápida passagem pelo miradouro de Nª. Sra. da Penha que proporciona uma fantástica vista da região. Meia hora depois, tendo deixado para trás as árvores de fralda típicas da região, já o grupo se encontrava sentado no restaurante O Sever, em Portagem.Foi servido o almoço, foram tiradas as fotos da praxe, subiu-se ao Marvão cujo acesso pedonal está difícil devido às obras de reconstrução das infra-estruturas de saneamento e comunicações, houve tempo para umas comprinhas, uns cafezinhos e pouco mais pois o adiantado da hora já nos obrigava a dirigir para Portalegre para o reabastecimento final, para os votos de reencontro breve e para as despedidas. 

Foi um prazer!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s