Os radares municipais em Lisboa

Radares inicam funcionamento
Radares iniciam funcionamento

A entrada em funcionamento dos radares municipais em Lisboa aconteceu ontem dia 16 de Julho de 2007, logo de manhã!

Ao fim de 45 minutos já 103 condutores tinham sido apanhados em excesso de velocidade, e até às 17 Horas, um total de 1712 casos tinham sido “processados” pelo novo sistema automático de detecção de infracções e aplicação de coimas. A Comissão Administrativa da Câmara de Lisboa, adiantou ainda que a maioria dos veículos infractores são “motas“.

Coimas essas que podem ir dos 60 aos 2500 Euros: Os veículos ligeiros e os motociclos que sejam detectados a exceder os limites de velocidade em 20 Km/h, pagam uma multa que pode ir dos 60 aos 300 Euros.
Se excederem o limite entre os 20 e os 40 Km/h, ficam sujeitos a uma multa entre os 120 e os 600 Euros. Se o excesso se verificar a uma velocidade entre os 40 e os 60 Km/h, as multas ficam entre os 800 e os 1500 Euros. Mas se exceder em 60 Km/h, as multas podem atingir os 2500 Euros.

Nos casos em que a infracção seja considerada grave ou muito grave, uma fotografia da ocorrência e a informação correspondente à infracção, são enviadas para a DGV que se encarregará de proceder em conformidade para aplicação das penas acessórias.

Tratando-se de uma medida para combater a sinistralidade, aqui ficam os dados referentes a 2005, destacando-se entre todos a Segunda Circular, que registou uma média de um acidente por dia, num total de 364 acidentes durante o ano. Nesse ano, em Lisboa, foram contados 11 963 acidentes, sendo que estes provocaram 46 mortos, 283 feridos graves e 2696 feridos ligeiros.

O novo sistema, inaugurado ontem de manhã pela presidente da Comissão Administrativa de Lisboa, Marina Ferreira, está instalado nas avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta, Infante D. Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI – onde limite de velocidade é de 50 quilómetros/hora – e ainda na Radial de Benfica e na Segunda Circular, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

(veja o mapa: clique aqui)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s