Barcelona: Grelhas exclusivas para motos nos cruzamentos

Em Barcelona, a cidade mais motociclista de Espanha, com mais de 250.000 motociclos, estão em experiência zonas de paragem nos semáforos, específicas para motociclistas, imediatamente antes das passadeiras de peões. De forma a permitir uma maior visibilidade no arranque ao sinal verde, a zona reservada assinalada com uma “grelha” pintada no chão, permite aos motociclistas uma visão privilegiada sobre os transeuntes e sobre eventuais passagens de sinais vermelhos da parte de quem circula transversalmente.

Image

Esta iniciativa da edilidade, em conjunto com o RACC (Real Automóvel Clube da Catalunha), foi posta em prática estando já três importantes cruzamentos da cidade com esta medida implementada. Câmaras de controlo de tráfego estão a monitorizar os acontecimentos.

O responsável pela Mobilidade, Francesc Narváez comentou que desde 2002 aumentaram os acidentes de motos provocados pela falta de visibilidade e pela pouca capacidade de manobra que os motociclos apresentam quando parados entre as filas de automóveis. Se esta iniciativa, pioneira em Espanha, resultar, então serão pintadas “grelhas” por toda a cidade.

O Presidente do RACC, Sebastià Salvador, recordou que, sendo Barcelona a cidade da moto, o modelo de mobilidade da cidade assenta na utilização dos motociclos, porque estes aligeiram efectivamente o tráfego, e ainda acrescentou: “ Uma mobilidade moderna e sustentável, supõe-se inter-modal, de forma que peões e veículos partilhem o mesmo espaço numa base de educação e respeito” numa clara atitude de acalmar os ânimos que já suscitam algumas críticas por parte de peões e automobilistas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s