Madrid: motociclistas com espaço reservado

Há quinze dias atrás, Barcelona implementava uma iniciativa que visa permitir melhores condições de circulação aos motociclistas, e consequentemente melhorias na segurança de todos.

Agora também a capital espanhola aderiu a esta ideia, e tem neste momento três zonas teste, devidamente sinalizadas no pavimento com símbolos identificativos dos motociclistas.

Cada uma destas zonas está delimitada por duas linhas distanciadas entre si em 4 metros, e foram montadas câmaras de vigilância de forma a efectuar o controlo de tráfego e avaliar este novo sistema de redistribuição dos veículos na estrada.

Ao contrário de Barcelona que tem estas zonas delimitadas por grelhas amarelas, pintadas no chão, em Madrid utiliza-se menos quantidade de tinta no pavimento ao usarem apenas duas linhas brancas e símbolos identificativos dos motociclistas. Esta solução visa minimizar os problemas relacionados com a aderência do pavimento.

Nas palavras do Alcaide Alberto Ruiz-Gallardón, “Trata-se de um sistema que melhora a visibilidade daqueles que circulam de moto, e que redistribui inteligentemente os diferentes tipos de veículos que circulam pela cidade”.

Pouco a pouco as cidades espanholas vão “mimando” os motociclistas.

Pode ser que um dia chegue a vez das autoridades portuguesas pensarem nos nossos motociclistas também…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s