Ingleses na vanguarda da mobilidade

O Laboratório de investigação de tráfego Britânico, (TRL – TRANSPORT Research Laboratory ) está a fazer um estudo semelhante ao que decorre em Barcelona, e que cria uma zona de paragem avançada para as motos nos cruzamentos. No Reino Unido, estas linhas de STOP avançadas ( ASL’s – Advanced Stop Lines) já existem em muitos cruzamentos, destinadas (até agora) exclusivamente a bicicletas.

O estudo começará em Setembro e irá monitorizar a interacção entre os ciclistas (a quem estes espaços foram inicialmente destinados) e os seus possíveis futuros utilizadores, os motociclistas.

Durante os três dias, vão ser monitorizados em todo o país, através de câmaras de vídeo,12 cruzamentos, de distintas e representativas características, todos eles com elevado tráfego de ciclistas e motociclistas. Assegura-se assim que quaisquer conclusões que se possam tirar do estudo sejam efectivamente representativas da realidade. O estudo irá igualmente analisar como as zonas de paragem antes das ditas linhas avançadas, estão a ser utilizadas (e respeitadas) pelos diversos utilizadores das rodovias. As zonas serão posteriormente modificadas para adequá-las à realidade motociclística.

Segundo David Short – (MAG – Motorcyclists Action Group) responsável por esta iniciativa, um grande factor do aumento da segurança para os motociclos reside em criar espaço entre os motociclistas e os outros utilizadores das vias. O sucesso que se está a verificar, resultante da permissão de circulação dos motociclos nas faixas de BUS (ainda experimental mas protagonista de uma promessa eleitoral do novo Mayor de Londres – Boris Johnson), é uma prova disso! Este estudo, de permitir aos motociclos utilizar as ASL’s é um exemplo de quão seriamente o departamento de transportes britânico está a encarar a realidade dos motociclistas, e melhorá-la no sentido de aumentar a segurança rodoviária!

Notícias relacionadas:

Londres: promessas eleitorais cobradas à boca das urnas.

Barcelona: Grelhas exclusivas para motos nos cruzamentos

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s