Estacionamento para motos em Lisboa!

Estacionamento_motociclos
A edilidade lisboeta, através da sua Direcção de Protecção Civil, Segurança e Tráfego, divulgou em comunicado que “decidiu aumentar o número de lugares de estacionamento disponíveis para os motociclos nas ruas da capital do nosso País, pois os que existem neste momento são claramente insuficientes para as reais necessidades de alguém que pretenda deslocar-se dentro de Lisboa em duas rodas“.

O projecto agora apresentado, contempla uma intervenção por parte da C.M. Lisboa em 100 locais que escolhidos com base em diversos critérios e que vão habilitar a nossa urbe com mais 500 lugares de estacionamento exclusivamente reservados a motociclos!

Uma grande surpresa para todos os motociclistas, já que esta era uma medida há muito exigida por todos aqueles que fazem a sua vida em duas rodas no caos que Lisboa proporciona a quem nela se tem que deslocar.

Aqui fica o texto do comunicado com mais detalhes sobre o projecto:

“Nos últimos anos tem-se verificado um acréscimo do número de utilizadores de motociclos e ciclomotores, que optam por este transporte nas suas deslocações, de modo a evitarem os congestionamentos e garantindo assim, não só uma maior rapidez na viagem, mas também maior fluidez do tráfego rodoviário na sua globalidade.
Esta situação criou uma pressão na oferta de estacionamento na cidade para este tipo de veículos, que apesar da oferta já existente, tem-se revelado claramente insuficiente e por vezes desajustada à realidade da procura.
Outros problemas se levantam quando estes espaços são ocupados de forma anárquica por automóveis, outros veículos e ainda por equipamentos/mobiliário urbano.

Assim e face ao exposto, a utilização deste tipo de veículos, contribui significativamente para a:

– Redução do número de automóveis a circular na cidade;
– Diminuição das emissões de poluentes atmosféricos e,
– Maior fluidez rodoviária.

A CML desenvolveu desta forma um projecto que visa, essencialmente e de forma integrada, requalificar, uniformizar e expandir a oferta de lugares de estacionamento para motociclistas em Lisboa.

Este projecto consiste numa intervenção em aproximadamente 100 locais de estacionamento, com capacidade para aproximadamente mais de 500 motociclos e ciclomotores.

As prioridades de intervenção basearam-se sumariamente nos seguintes aspectos:
– Concentração de motociclos estacionados na via pública (por observação, contagens e informação das autoridades de segurança);
– Localização dos principais serviços comerciais da cidade;
– Informação prestada a partir das sugestões e reclamações dos munícipes.

A intervenção pressupõe (ver em anexo exemplo):
– Diferenciação do pavimento por aplicação de pavimento colorido (amarelo ocre);
– Pintura de sinalização horizontal – linha contínua branca para delimitar a área de estacionamento;
– Pintura de pictograma de motociclo simples;
– Aplicação de pontos de fixação (guardas de protecção) em alguns locais, para permitir utilização de cadeado com vista a aumentar a segurança no estacionamento prolongado;
– Delimitação do estacionamento com aplicação de balizadores verticais de modo a garantir a protecção da área de estacionamento e evitar usos indevidos.”

Não vale a pena comentar, mas sim esperar, pelos resultados práticos pois não nos podemos esquecer que estamos em época de eleições.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s