Renard Grand Tourer

Em 1938, um empreendedor estónio de nome J. Laan fundou uma fábrica de bicicletas motorizadas, na cidade de Tallinn. Chamou-a de Renard (raposa) Cycles e atribui-lhe uma cabeça de raposa como imagem de marca. Os primeiros motociclos da Renard consistiam num quadro de tubo simples com motores Sachs de 98cc. Quadro, guarda-lamas e depósito eram pintados de negro, e apresentavam decorações e pormenores em dourado. Infelizmente a fábrica foi completamente destruída durante um bombardeamento no ano de 1944. Mas em 2008 um grupo de empresários estónios uniu-se para fazer reviver a marca. Um modelo vai já entrar em produção em 2011, tendo sido apresentado na última feira de tecnologia de Hannover.

A Renard Grand Tourer. Uma “Power Cruiser” minimalista com um quadro em fibra de carbono reforçado com Kevlar, que pesa apenas onze quilos já a contar com a caixa do filtro de ar e o depósito da gasolina. A suspensão dianteira consiste num paralelogramo em fibra de carbono inspirado na Confederate Wraith. Peças maquinadas a partir de blocos sólidos de alumínio aeronáutico reforçam o aspecto e a qualidade.
Para motorização, foi eleito o mítico motor de dois cilindros em “V” a 90º de montagem transversal da Moto Guzzi, o “quatrovalvole”, que com os seus 1.151cc debita 125cv às 8.000 rpm com um binário de 12,2 kgf/m às 6.000 rpm, garantindo uma velocidade máxima de 230 Km/h. Tem como destaque os 1.450mm de distância entre eixos, a suspensão completa da Ohlins, incluindo um TTX 36 na traseira, as jantes em fibra de carbono, o depósito de 18 litros e os 190 kg de peso.
Os engenheiros descrevem-na como um bisturi com duas rodas, tal a precisão de controlo que proporciona. Os 96.000 euros de preço garantem a exclusividade.

Aqui ficam mais algumas imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s