Honda Varadero 125


Basta olhar para esta Honda Varadero 125 para facilmente nos apercebermos que esta é uma moto que não tem nada a ver com a sua concorrência! O grande porte (2145 mm de comprimento e 1250 mm de altura), a jante de 18’’ na frente e a de 17’’ na traseira, a qualidade de construção e o nível de equipamento são os factores que logo à partida nos chamam à atenção, juntamente com o brilho do motor de dois cilindros em “V” a 90º. Ao sentarmo-nos aos seus comandos, sentimo-nos em cima de uma moto de grande cilindrada. Os 800 mm de altura do assento e o painel de instrumentos bem “composto” reforçam essa sensação.

Dando uma olhada nas especificações técnicas, os 1450 mm de distância entre eixos, a forquilha com 35 mm de diâmetro com 132 mm de curso, em paralelo com o mono-amortecedor regulável com um curso de 150 mm, representam também eles valores mais comuns em outros segmentos. Apenas dando arranque é que caímos na realidade. Mas mesmo assim, mal se começa a andar, vemos que o desempenho do bicilíndrico, assistido pelo sistema de injecção da casa, o PGM-FI, oferece bastante mais do que aquilo que à partida se pode esperar de apenas 15 cv. O que vem mesmo a calhar para se poder desfrutar do manancial de rigidez que a forquilha e o quadro de duplo berço oferecem ao conjunto de 169 Kg 1e que se reflectem num comportamento irrepreensível. E mesmo quando se tiver necessidade de levar um passageiro, a resposta do motor continua a ser impressionante, e o comportamento dinâmico continua a oferecer um nível bastante acima das expectativas.

A travagem, pouco incisiva na fase inicial, cumpre bem o seu papel, apenas se podendo considerar ligeiramente escassa se pretendermos fazer uma condução demasiado “alegre”. O travão traseiro adapta-se na perfeição às diversas exigências que lhe possam ser solicitadas, apresentando um bom compromisso entre a eficácia e o bloqueio da roda traseira. O nível de equipamento é outra agradável surpresa! Um painel de instrumentos muito completo, de muito fácil leitura, com relógio e dois totalizadores de quilómetros parciais, onde apenas se pode dar por falta de um indicador de nível de combustível, já que apenas dispõe de luz avisadora de entrada em reserva.

Os comandos de luzes estão muito bem colocados e são de fácil acesso, e apenas pecam pela falta de botão de “luz de cruzamento”. Já as manetes, infelizmente, não dispõem de afinação. O guiador largo é praticamente isento de vibrações (como aliás todo o conjunto), o banco é muito confortável e amplo, proporcionando um bom apoio tanto para o condutor como para o pendura. Debaixo deste ainda existe espaço para guardar um ligeiro fato de chuva, e um cadeado de disco. A posição de condução é irrepreensível, proporcionando uma óptima visibilidade do trânsito, “habitat” de eleição para esta esguia, leve, e extremamente manobrável Varadero 125, que proporciona uma postura bem direita e que não causa fadiga, permiindo inclusivamente que se façam tiradas longas sem necessidade de parar frequentemente para “desempenar” o nosso “chassis”. Aliás, tiradas longas não serão difíceis de conseguir pois o consumo desta unidade é efectivamente uma mais valia. Uma média de 3,77l aos 100 Km foi o que medimos como resultado de uma condução nada contida durante a fase de ensaio, o que começa por ser óptimo para a carteira, e que resulta, graças ao depósito com capacidade para 16,8 litros, numa autonomia de praticamente 450 km!

Tudo isto tem apenas um contra. O valor de aquisição desta Varadero 125 é substancialmente mais elevado do que outras ofertas do nosso mercado. Mas tendo em conta que o mercado também não oferece em alternativa nada que se assemelhe à Varadero 125, parece-nos que esta pode ser uma opção muito válida para o combate à crise, à redução da emissão de CO2, e ao aumento da mobilidade, mesmo até para quem tenha carta A1, tudo isto com muito estilo, conforto e segurança.

 

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